Roacutan antes e depois: Depoimentos de 7 mulheres!

0
1194

Roacutan antes e depois

Se você sofre de espinhas como eu, provavelmente você já passou muito tempo pensando sobre tomar ou não o Roacutan (isotretinoína).

No entanto, se você já ficou pelo menos cinco minutos pesquisando sobre Roacutan na internet, você provavelmente encontrou histórias de terror sobre seus alegados efeitos colaterais. Mas apesar do que você possa ter lido, é importante ressaltar que o Roacutan não é tão assustador quanto parece.

Na verdade, uma vez fiz uma pesquisa com um punhado de dermatologistas que, juntos receitaram Roacutan para mais de 2.200 pacientes ao longo da carreira. Eles disseram que, de todos os seus pacientes, menos de 15 deles tiveram problemas sérios enquanto tomavam Roacutan. Além disso, eles disseram também que os efeitos colaterais em sua maioria foram controlados com a diminuição da dose do medicamento ou interrupção total do tratamento.

Ainda assim, isso não quer dizer que Roacutan não seja um medicamento sério com sérios efeitos colaterais potenciais. Ele é, e todas as pessoas podem responder de forma diferente ao medicamento. É por isso que decidimos reunir aqui a opinião de nove mulheres reais sobre suas experiências com Roacutan, incluindo duas mulheres que terminaram o tratamento há apenas nove meses, e outra que completou o uso da isotretinoína há oito anos.

Continue lendo para descobrir tudo o que você quer saber sobre Roacutan, desde os resultados antes e depois até os possíveis efeitos colaterais durante e depois do tratamento.

 

Mariah Pearson

9 meses após tomar Roacutan

Antes e depois Roacutan - MariahPearson

Alguns meses antes de decidir iniciar o tratamento com Roacutan, desenvolvi um tipo muito raro e muito grave de acne, chamado acne conglobata, que deixou meu rosto coberto de cistos profundos, que coçavam, eliminavam secreções e eram incrivelmente dolorosos. Isso afetou todos os aspectos da minha vida. Nessa época acabei tomando isotretinoína (Roacutan) por pouco mais de oito meses e, na maior parte desse tempo, tomei 30mg (uma dose menor do que os 40 ou 60mg normalmente recomendados, mas foi a dose perfeita para mim).

Tive praticamente todos os efeitos colaterais que você ouve falar com a isotretinoína. Ficava cansada o tempo todo, não importava quanto eu dormisse; minha pele secou a ponto de descamar. Além disso, eu não conseguia me exercitar sem ter dor de cabeça; se eu ficasse muito tempo em pé, minhas costas doíam. No entanto, o pior efeito colateral que eu tive foram os olhos secos.

Felizmente, todos os meus efeitos colaterais começaram a diminuir um mês depois que terminei o tratamento.

Opinião de um dermatologista

“Roacutan, também conhecido como isotretinoína, reduz as glândulas da pele que produzem óleos”, diz a dermatologista Mona Gohara, que é médica e professora clínica associada da Escola de Medicina de Yale. “Quando você encolhe essas glândulas, seus órgãos, incluindo seus olhos, ficam mais secos, mas esse efeito colateral geralmente desaparece depois que você termina o tratamento”.

 

Abigail Collins

9 meses após tomar Roacutan

Antes e depois Roacutan - Abigail

Antes da isotretinoína, minha pele era tão oleosa que nem o pó compacto conseguia tirar o brilho, e meu rosto estava coberto de erupções inflamadas. Meu dermatologista acabou começando minha dosagem de Roacutan em 20 mg no primeiro mês, depois aumentou para 40 mg por três meses e depois me prescreveu 60 mg nos últimos dois meses.

Ao longo do meu tratamento, lidei com um eczema muito forte nos braços e com o couro cabeludo seco no final. Da mesma forma, também lidei com as dores de cabeça contínuas. O único efeito colateral que restou e que ainda tenho nove meses após parar de tomar Roacutan é o eczema. Ele ainda está nos meus braços, e também notei que está ficando aparente em volta do meu couro cabeludo, mas não é tão ruim quanto era quando eu estava tomando Roacutan.

Opinião de um dermatologista

“O ressecamento é de longe, o efeito colateral mais comum da isotretinoína”, diz a Dr. Gohara. “A maioria dos pacientes pode ter algum grau de lábios secos, pele seca, olhos secos e sensibilidade ao sol durante o tratamento”. E embora o eczema certamente não seja algo normal, também não é incomum que ele apareça. “O eczema surge porque a droga essencialmente suga a oleosidade da pele, o que é bom para a acne, mas não é ótimo em termos de umidade da pele. Eu recomendo aos meus clientes para trocar sabonetes fortes por produtos de limpeza suaves e hidratantes e, em seguida, hidratar com cremes mais pesados em vez de loções mais leves”.

 

Christina Yannello

1 ano após tomar Roacutan

Antes e depois Roacutan - Christina

Tive meu primeiro surto de acne quando tinha 12 anos e, nos cinco anos seguintes, travei uma batalha constante com a minha pele. Tentei de tudo para tratar a acne: antibióticos, cremes tópicos, peelings químicos, veganismo, pílulas hormonais, injeções de cortisona, lasers, tudo que você puder imaginar eu fiz. Por fim, fui diagnosticada com síndrome dos ovários policísticos, ou SOP, um distúrbio hormonal que pode causar, entre outras coisas, acne persistente. Foi então, que eu soube então que tinha que ir além e experimentar a isotretinoína.

Tomei ela por oito meses no total: nos primeiros três meses, tomei 40 mg, depois 60 mg nos últimos cinco meses. Eu fiquei com tudo ressecado, rosto, lábios, olhos, couro cabeludo, corpo e meu cabelo começou a cair um pouco também. Tenho tendência a ter dores de cabeça, mas a isotretinoína realmente piorou isso. Muitas vezes minha cabeça parecia estar latejando. Foi uma montanha-russa emocional para mim. Não tenho certeza se foi o remédio, minha vida pessoal ou ambos. Mas definitivamente acho que fiquei mais frágil emocionalmente enquanto estava tomando o remédio.

Cerca de dois meses depois de terminar o tratamento, eu vi a frequência das minhas enxaquecas, olhos secos e couro cabeludo seco diminuir. Da mesma forma, depois de quatro meses, minha saúde emocional se equilibrou e eu me senti de volta ao meu antigo eu. Quanto à minha pele, agora estou apresentando erupções em toda a metade inferior do rosto e ao redor da linha do cabelo. Felizmente, elas são muito mais leves do que antes (são apenas pequenas espinhas e cravos). Na verdade, elas também podem ser apenas um efeito colateral da interrupção do anticoncepcional alguns meses atrás.

Opinião de um dermatologista

Se a ideia de ter queda de cabelo tomando Roacutan te preocupa, respire fundo. “Se ocorrer alguma queda de cabelo, geralmente é temporária”, diz a Dr. Garshick. Inclusive, um estudo mostrou que a isotretinoína não causa queda de cabelo se a dose for baixa o suficiente”.

 

Sofia Grahn

1 ano e 5 meses após Roacutan

Antes e depois Roacutan - Sofia

Antes do Roacutan, eu costumava ter acne severa. Principalmente concentrada em minhas bochechas e testa, mas também ao longo do pescoço, peito e costas. Tomei 50 mg a maior parte do meu tratamento com a isotretinoína e, felizmente, meus efeitos colaterais não afetaram tanto minha vida. Meus olhos, lábios, rosto e corpo inteiro estavam ressecados. Eu tive uma estranha dor de cabeça em alguns momentos. Além disso, perto do final do tratamento, senti algumas dores nas articulações e nas costas.

No primeiro mês de tratamento minha acne teve um surto e piorou significativamente (tipo, dobrou de quantidade) antes de começar a se acalmar novamente. Esses primeiros meses foram com certeza os mais difíceis de suportar. Mesmo que minha acne tenha voltado seis meses depois de parar com o Roacutan, não está nem perto de ser tão grave como era. Eu diria que minha pele está 60-70 por cento melhor do que era antes.

Opinião de um dermatologista

“Em termos de piora no início do tratamento, eu diria que um terço dos meus pacientes veem sua acne piorar nos primeiros meses de uso do Roacutan, enquanto um terço não tem esse problema. Inclusive, para a maioria das pessoas, após o terceiro mês de tratamento, a melhora dispara significativamente”. Afirma a Dr. Goahara.

 

Jacqueline Thomas

2 anos e 5 meses após Roacutan

Antes e depois Roacutan - Jacqueline

Antes da isotretinoína, eu tinha acne cística severa no rosto, peito, braços e costas. Cada vez que minha pele batia em alguma coisa, parecia que alguém havia cutucado a espinha mais sensível que eu tinha. Além disso, minha acne formou cicatrizes queloides, que ainda tenho nos ombros e nas costas.

Decidi tomar Roacutan em 2017. Comecei com uma dosagem baixa duas vezes ao dia, depois aumentei para uma dose mais forte uma vez ao dia após alguns meses. O efeito colateral mais forte que tive foi a pele seca. Meu couro cabeludo e nariz também estavam sempre secos e coçavam, e meus lábios estavam constantemente rachados. O segundo efeito colateral foi uma menor tolerância ao álcool. Lembro-me de sair com amigos no início do tratamento, beber apenas alguns drinques e ter uma terrível ressaca com dor de cabeça que durou muito mais do que minhas ressacas normais. Felizmente, esses foram meus únicos dois grandes efeitos colaterais, e eles desapareceram sozinhos dois meses após o tratamento.

Concluindo, meu corpo tolerou Roacutan muito bem e os resultados foram tão excelentes, que terminei o tratamento depois de seis meses, em vez dos nove meses de tratamento previstos.

Opinião de um dermatologista

“Em geral, é recomendado que as pessoas evitem o álcool enquanto tomam isotretinoína”, diz a Dr. Garshick. Essa sensibilidade ao álcool acontece porque, não só Roacutan já sobrecarrega o seu fígado, mas também causa mais desidratação.

 

Kali Kushner

5 anos após Roacutan

Antes e depois Roacutan - Kali

Antes da isotretinoína, eu tinha acne nodular cística grave na metade inferior do rosto, que não respondia aos tratamentos convencionais. Os inchaços na minha pele eram tão grandes e doloridos que acabei tomando 60mg de Roacutan em 2015. Durante seis meses, tudo estava seco, meus olhos, o interior do meu nariz (a ponto de sangrar ocasionalmente) e minhas juntas estavam super rígidas e doloridas, especialmente de manhã e à noite.

Felizmente, todos os meus efeitos colaterais sumiram rapidamente, apenas algumas semanas depois que parei de tomar o remédio. Mas minha acne começou a voltar seis meses depois. No final, decidi não tomar mais Racutan. Já que minha acne é causada por hormônios, sinto que o medicamento não ajudou. Ainda tenho acne cinco anos depois, mas descobri maneiras mais naturais de tratá-la ao longo dos anos, e ela não é tão grave quanto antes.

Opinião de um dermatologista

Pergunte a uma dúzia de dermatologistas o que pensam sobre a isotretinoína e a acne hormonal e você provavelmente terá uma divisão de 50/50 nas opiniões. Alguns dermatologistas acreditam que a isotretinoína não é muito eficaz para acne hormonal em mulheres. Mas a Dr. Gohara (e muitos outros) discordam. “Sabemos que a acne é causada por um pico hormonal que faz com que suas glândulas sebáceas produzam óleo excessivamente, permitindo que as bactérias se instalem e criem inflamações”, diz ela. “Portanto, simplesmente não faz sentido para mim que esse processo não responda bem à isotretinoína. Eu acho que nos casos em que a pele de um paciente não responde ao Roacutan, é porque o corpo dessa pessoa simplesmente não responde ao medicamento. O que pode acontecer com muitas pessoas”.

 

Jamie Grace Adams

8 anos após Roacutan

Antes e depois Roacutan - Jamie

A melhor maneira que eu poderia descrever minha pele antes da isotretinoína é… horrorosa e dolorida. Eu tinha poucas espinhas, mas eram grandes como furúnculos prestes a explodir. Houve um período de pelo menos cinco anos em que não me lembro de acordar sem sentir dor no rosto. Na verdade, fui demitida de um emprego em uma loja de beleza porque o gerente achou que eu causava uma má impressão nas clientes por causa da aparência da minha pele.

Para mim Roacutan acabou funcionando muito rápido e com muito sucesso na minha acne, mas eu também tive praticamente todos os efeitos colaterais. O mais irritante foi a pele seca. Eu precisava passar loção no rosto, nas mãos e no corpo o tempo todo, e lidei com dores horríveis nas articulações, especialmente nos quadris. Como a isotretinoína diminui muito a umidade e a lubrificação natural da pele, até meu ânus ficou ressecado.

Em seis meses, minha acne melhorou e meu dermatologista decidiu que eu não precisava mais tomar isotretinoína. Além disso, todos os meus efeitos colaterais desapareceram em um mês.

Opinião de um dermatologista

De acordo com a Dr. Nazarian, “a maioria dos efeitos colaterais desaparece alguns dias ou semanas após você parar de tomar isotretinoína. No entanto, se os seus efeitos colaterais durarem mais do que algumas semanas depois de parar de tomar Roacutan, fale com um dermatologista afim de avaliar a situação.

 

4 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov
https://medicine.yale.edu
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
https://www.cosmopolitan.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here