Home Doenças Acne Roacutan: para que serve, como tomar, efeitos e mais informações

Roacutan: para que serve, como tomar, efeitos e mais informações

0
911
Roacutan

Roacutan o que é?

O Roacutan é um medicamento formulado para tratar a acne. Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, substância que pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como retinóides. Os retinóides são químicos derivados da vitamina A ou quimicamente relacionados a ela.

 

Roacutan para que serve?

O Roacutan serve para tratar acne cística grave, também conhecida como acne nodular, que não respondeu a outros tipos de tratamento. O Roacutan diminui a produção de óleo facial (sebo). Isso faz dele um ótimo remédio para tratar a acne pois grandes quantidades de sebo podem causar acne severa. Que se não for tratada, pode deixar cicatrizes permanentes em uma pessoa.

Para que serve Roacutan

 

O que o Roacutan faz na pele?

O Roacutan faz duas coisas na pele, em primeiro lugar através da vitamina A sintética encontrada em sua fórmula ele diminui a contagem de bactérias no folículo piloso da pele, tornando-a um lugar “inóspito” para elas viverem. E em segundo lugar, ele regula a queratinização do folículo, em outras palavras, “Roacutan ajuda o fluxo constante de pele morta a se desprender do corpo em vez de ficar presa na pele”.

 

Quando o Roacutan é indicado?

Roacutan é indicado quando o paciente apresenta acne grave que não respondeu a outros tipos e combinações de tratamento.

 

Quem toma Roacutan não pode ter filho?

As mulheres que estão pensando em tomar o medicamento não devem ter nenhum interesse em engravidar durante o uso do Roacutan, porque ele pode causar alguns defeitos congênitos graves. Em geral, antes do início do tratamento com esse medicamento o seu médico irá solicitar um teste de gravidez e pedirá para que o cuidado com os métodos contraceptivos sejam redobrados durante o tratamento.

Grávida com acne não pode tomar Roacutan

 

Roacutan como tomar?

O Roacutan é vendido em cápsulas para administração oral. Engula as cápsulas inteiras com um copo cheio de líquido. Não mastigue, esmague ou chupe as cápsulas. Roacutan é geralmente tomado duas vezes ao dia junto as refeições. O tratamento pode ser feito por 4 a 5 meses de cada vez, mas isso pode variar de acordo com a preferência do médico que está direcionando o tratamento.

Acima de tudo, sempre siga as instruções da receita cuidadosamente e peça ao seu médico para explicar qualquer parte que você não tenha entendido. Tome Roacutan (isotretinoína) exatamente como recomendado. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo médico.

O seu médico provavelmente irá iniciar o tratamento com uma dose média de isotretinoína e aumentar ou diminuir a sua dose, dependendo de quão bem você responde ao medicamento e dos efeitos colaterais que você sentir. Siga estas instruções cuidadosamente e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se não tiver certeza da quantidade de Roacutan que deve tomar.

Pode demorar várias semanas ou mais para sentir todos os benefícios da isotretinoína. A sua acne pode piorar durante o início do seu tratamento com Roacutan. Isso é normal e não significa que o medicamento não esteja funcionando. Além disso, a sua acne pode continuar a melhorar mesmo depois de terminar o tratamento com Roacutan.

Como tomar Roacutan

 

Roacutan: o que pode comer durante o tratamento?

Você pode continuar comendo os mesmos alimentos que comia antes enquanto estiver tomando Roacutan. A menos que seu médico lhe diga o contrário e aconselhe a fazer algumas restrições alimentares.

 

O que devo fazer se esquecer uma dose?

Caso esqueça de tomar uma dose de Roacutan, pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário correto. Não tome uma dose dobrada para compensar a que esqueceu de tomar.

 

Quanto tempo dura o tratamento com o Roacutan?

O tempo de duração do tratamento com Roacutan é determinado pelo médico e funciona através de um problema matemático que envolve peso, idade e a dosagem total ao longo do tempo do tratamento. Por exemplo, uma pessoa pode passar cinco meses tomando a droga, mas o tempo de tratamento irá depender de quão forte foram as doses já tomadas, e a dosagem que ela ainda poderá aguentar tomar.

Em outras palavras, o tratamento poderá ser mais longo consumindo menos miligramas ou mais curto consumindo mas miligramas de Rocutan. No entanto, isso pode variar e quem vai decidir isso é o médico analisando o seu paciente.

 

Quais são os efeitos colaterais do Roacutan?

Os efeitos colaterais mais comuns do Roacutan são:

  • lábios e boca ressecados
  • pequeno inchaço das pálpebras ou lábios
  • pele com leve descamação
  • hemorragias nasais
  • estômago embrulhado
  • cabelo fino

Acima de tudo, cabe ressaltar que se algum destes efeitos colaterais do Roacutan persistir ou piorar, será necessário informar o seu médico imediatamente.

Boca rachada é um efeito colateral do roacutan

 

Quais são os efeitos colaterais graves do Roacutan?

Lembre-se de que seu médico prescreveu este medicamento porque julgou que o benefício para você é maior do que o risco provocado pelos efeitos colaterais. Além disso, muitas pessoas usam este medicamento e não apresentam efeitos colaterais graves.

No entanto, informe o seu médico imediatamente se tiver quaisquer efeitos colaterais graves, incluindo:

  • Alterações mentais ou de humor como: depressão, ansiedade ou pensamentos suicidas.
  • Sensação de formigamento na pele, dores nas costas, nas articulações, ou nos músculos.
  • Sinais de infecção como por exemplo: febre, dor de garganta persistente, dor ao engolir, descamação da pele nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés.

Acima de tudo, cabe informar, que esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se você notar outros efeitos não listados acima, entre em contato com o seu médico.

 

Precauções

Antes de tomar Roacutan, informe o seu médico se você é alérgico a ele; ou a drogas relacionadas com a vitamina A (outros retinóides como a tretinoína); ou se você tem alguma outra alergia. Este produto pode conter ingredientes inativos (como soja e parabenos), que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Algumas pessoas que são alérgicas a amendoim também podem ser alérgicas à soja. Fale com o seu médico para mais detalhes.

Antes de usar Roacutan, informe o seu médico sobre seu histórico médico. Especialmente se você têm diabetes, histórico familiar ou pessoal de colesterol alto, problemas mentais ou de humor (como depressão), doença hepática, anorexia nervosa, abuso de álcool, pancreatite, condições de perda óssea (como por exemplo, osteoporose, osteomalacia ou densidade óssea diminuída).

Não doe sangue enquanto estiver tomando Roacutan e pelo menos 1 mês após parar de tomá-lo.

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Portanto, limite seu tempo ao sol. Use protetor solar e roupas de proteção ao ar livre. Informe o seu médico imediatamente se você tiver queimaduras de sol, bolhas ou vermelhidão na pele.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando este medicamento, pois isso pode aumentar o risco de certos efeitos colaterais graves.

Roacutan não deve ser usado durante a gravidez ou por mulheres que possam vir a engravidar durante o tratamento. Se você engravidar ou suspeitar que pode estar grávida, informe o seu médico imediatamente.

 

Interações medicamentosas

Alguns produtos que podem interagir com este medicamento são: vitamina A, tetraciclinas (como minociclina, tetraciclina), medicamentos com vitamina A (como acitretina, bexaroteno), medicamentos que causam perda óssea (por exemplo, medicamentos anticonvulsivantes, como fenitoína, corticosteróides, como prednisona).

Este artigo não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Por isso, mantenha uma lista de todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos controlados / não prescritos e produtos à base de plantas) e compartilhe essa lista com seu médico. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico.

 

Overdose ou superdosagem

Qualquer pessoa que tomou uma overdose de Roacutan deve saber sobre o risco de defeitos congênitos causados ​​pela isotretinoína e não deve doar sangue por 1 mês após a overdose. Mulheres grávidas devem conversar com seu médico sobre os riscos de continuar a gravidez após a overdose.

Os sintomas de superdosagem podem incluir:

  • vomito
  • vermelhidão
  • lábios severamente rachados
  • dor no estômago
  • forte dor de cabeça
  • tontura
  • perda de coordenação motora

 

Armazenamento

Guarde Roacutan em temperatura ambiente longe da luz e umidade. Não guarde Roacutan no banheiro. Além disso, mantenha Roacutan fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.

 

3 FONTES

https://medlineplus.gov
https://www.webmd.com
https://fashionista.com

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here