Saiba a importância da ferritina para o crescimento capilar

0
474

A ferritina é uma proteína que armazena ferro para o corpo usar conforme o necessário. Muitas partes do corpo contêm ferritina, incluindo o baço, fígado, sangue e folículos capilares. Quando uma pessoa tem uma baixa contagem de ferritina, ela também terá baixo teor de ferro.

Como os folículos capilares contêm ferritina, algumas pessoas pensam que o aumento dos níveis de ferritina e ferro restaurará os cabelos saudáveis. No entanto, é importante ter um diagnóstico preciso de um médico, pois o excesso de ferro pode causar problemas.

Os médicos podem usar um teste de ferritina para verificar os níveis de ferro no corpo.

Continue lendo para saber mais sobre a relação entre os níveis de ferritina e o crescimento do cabelo.

Ferritina e queda de cabelo

O ferro desempenha um papel vital em muitos processos corporais essenciais. Sem ferro, o corpo não pode criar glóbulos vermelhos suficientes.

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio pelo corpo. Quando há menos glóbulos vermelhos disponíveis, o corpo tem dificuldade em transportar oxigênio para os vários órgãos e tecidos. Isso pode causar uma série de problemas, incluindo anemia e perda de cabelo.

Um estudo descobriu que, em geral, as pessoas que sofrem de queda de cabelo, como padrão apresentam níveis mais baixos de ferro do que aquelas que não tem queda.

Outros estudos menores apoiaram essa afirmação. Por exemplo, um estudo descobriu que mulheres com queda de cabelo tinham baixos níveis de ferritina. Este foi um estudo pequeno, e estudos mais extensos podem ajudar a explicar a correlação entre os dois.

Uma explicação para por que os níveis reduzidos de ferro levam à perda de cabelo é que, quando o corpo está com pouco ferro, a ferritina é armazenada nos folículos capilares para uso em outras partes do corpo. Os níveis reduzidos de ferritina nos folículos capilares podem enfraquecer o próprio cabelo e levar à perda dos fios.

O ferro é um nutriente essencial, o que significa que o corpo não pode produzi-lo e deve obtê-lo inteiramente através da dieta. Pessoas que não comem alimentos ricos em ferro podem estar em risco de ter baixos níveis de ferritina.

A dieta é apenas uma das causas dos baixos níveis de ferro. Outras causas podem incluir:

  • fluxo menstrual intenso
  • perda significativa de sangue
  • gravidez
  • hipertireoidismo
  • doença celíaca ou intolerância ao glúten

Quando um médico diagnostica baixos níveis de ferritina, normalmente aconselha a pessoa a ajustar sua dieta e tomar um suplemento de ferro até que os níveis se normalizem.

Aumento dos níveis de ferritina

Se um médico suspeitar que baixos níveis de ferritina desempenham um papel na perda de cabelo de uma pessoa, geralmente prescreverá suplementos de ferro e monitorará seus sintomas.

Se a perda de cabelo estiver diretamente relacionada aos baixos níveis de ferro e ferritina, teoricamente, o aumento da ingestão de ferro deve reabastecer a ferritina nos folículos capilares, levando os cabelos a ficarem mais saudáveis.

No entanto, aumentar os níveis de ferritina não aumentará o crescimento do cabelo em indivíduos saudáveis ​​com níveis normais de ferro e ferritina.

Também é importante observar que muito ferro pode causar efeitos colaterais, como envenenamento por ferro e até danos a órgãos e tecidos.

Ferritina e alterações capilares

Além da perda de cabelo, uma pessoa com baixos níveis de ferritina pode sofrer outras alterações em seus cabelos.

Os cabelos podem se tornar mais finos, mais fracos e mais propensos a quebrar. Algumas pessoas dizem que sentem como se seus cabelos simplesmente tivessem parado de crescer.

Se baixos níveis de ferritina estão causando a perda de cabelo, restaurar os níveis de ferro no corpo pode ser suficiente para revertê-lo. No entanto, o cabelo cresce lentamente, por isso pode levar algum tempo até que fios novos e saudáveis ​​cresçam novamente.

Se as pessoas com níveis normais de ferro que sofrem com a queda de cabelo aumentam seus níveis de ferro, é improvável que eles vejam qualquer melhora no crescimento do cabelo. Essas pessoas devem considerar conversar com um médico sobre outras possíveis causas para o problema.

Deficiência de ferritina e dieta

Se um médico encontrar uma pessoa com perda de cabelo com baixos níveis de ferro e ferritina, ele sugerirá mudanças na dieta que incluem aumento dos níveis de ferro.

No entanto, os médicos também podem realizar testes adicionais para verificar sinais de outras condições, como hipotireoidismo, desequilíbrio hormonal ou deficiência de nutrientes. Se um médico suspeitar que uma intolerância alimentar, como a intolerância ao glúten ou a doença celíaca, estão causando os sintomas, os médicos realizarão mais testes para identificar a condição.

Se o aumento da ingestão de ferro não resolver os sintomas, os médicos considerarão outras opções, como tratamentos médicos para queda de cabelo ou outras alternativas.

Quais os riscos da ferritina alta?

Estar com os níveis de ferritina muito altos seja por ter suplementado muito ferro de uma vez ou por ter tomado suplementos de ferro por um período prolongado pode trazer muitos riscos s saúde, mesmo em pessoas com níveis mais baixos de ferro.

Tomar muito ferro pode causar:

  • dor abdominal
  • ritmo cardíaco acelerado
  • baixa pressão arterial
  • vômito
  • fezes com sangue ou pretas

O ferro é um oxidante, o que significa que pode reagir com outras moléculas do corpo. Excesso de ferro no organismo pode levar a problemas graves no fígado e em outros órgãos. Com o tempo, isso pode levar à falência de órgãos ou até à morte.

Qualquer pessoa que suspeite ter baixos níveis de ferro deve fazer um exame de sangue. Esta é a única maneira que um médico pode diagnosticar com precisão se alguém tem baixos níveis de ferritina e qual a melhor maneira de resolver essa deficiência.

Resumo

Uma pessoa com queda de cabelo ou alterações nos fios deve consultar um médico para obter um diagnóstico preciso.

Existe uma ligação entre baixos níveis de ferro e a queda de cabelo. Se um médico encontrar baixos níveis de ferritina em uma pessoa com queda de cabelo, ele pode aconselhar a aumentar a ingestão de ferro para ajudar a corrigir o problema.

Melhorias na saúde e no crescimento capilar levam tempo, e ter paciência é fundamental. Algumas pessoas podem ter que esperar meses antes de notar uma melhoria na saúde de seus cabelos. No entanto, tratar corretamente os baixos níveis de ferritina pode ajudar a restaurar o cabelo natural e saudável de uma pessoa.

2 FONTES

O ferro desempenha um certo papel na perda de cabelo.
Anemia por deficiência de ferro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here